sexta-feira, 18 de abril de 2014

OS VALORES DO MUNDO E O SERMÃO DO MONTE

A paz do Senhor amados!
Hoje escutei uma palavra maravilhosa sobre o sermão do monte na escola dominical. Esta palavra me levou a refletir sobre os valores do mundo e os valores que foram ensinados por Jesus no sermão do monte. Vamos ler juntos…
“E Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
E, abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo:
Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.”
(Mateus 5:1-11)
O caráter de Cristo é a essência destes ensinamentos. Acredito que Jesus falou isso às pessoas que estavam ao seu redor com uma imensa alegria… Talvez pensando o seguinte: “Amados! Se vocês seguirem esses valores, vejam todas as bençãos que terão! Esta é a vontade do meu Pai, que vocês alcancem tudo isso seguindo estes valores que os levarão a caminhos de amor e de paz”.
De acordo com o dicionário Michaelis, um dos conceitos de valor relacionados à psicologia é o seguinte: apreciação subjetiva, que revela as preferências pessoais de cada pessoa, segundo suas tendências e influências sociais a que está submetida.Jesus nos ensinou as suas preferências para nós através do sermão do monte. As influências do reino de Deus, enviadas a nós através Dele.
Na imagem abaixo, temos um quadro comparativo entre os valores que o mundo de hoje ensina e os valores de Jesus:
O contraste é incrível. Nada do que está do lado esquerdo corresponde ao que está do lado direito. O mundo tem distorcido completamente os valores de forma que todo o lixo produzido por essa inversão tem invadido nossas casas e nossas vidas, e muitas vezes nem percebemos.
Eu não nasci num lar evangélico. Me converti aos 21 anos e, infelizmente, antes disso conheci de perto tudo o que o mundo prega que é bom e que nos fará “felizes”. Tenho alguns amigos desta época que não são convertidos e percebo algo sempre que falo sobre minha conversão: para eles, todos os valores de Jesus são um absurdo!
Chegamos ao ponto onde queria chegar: Para o mundo, os valores de Jesus são um absurdo. Mas, para a igreja, os valores do mundo são normais. Infelizmente esta é uma verdade que está dentro de todas as igrejas hoje. Os cristãos não querem abrir mão de tudo o que não condiz com o caráter de Jesus. “Ah, mas o que é que tem? Isso é uma coisa tão pequena, é bobagem!” Vamos deixando uma coisinha pequena passar, depois outra, e outra… E o Diabo vai ganhando terreno em nosso coração assim, pouco a pouco.
Queridos, precisamos achar um ABSURDO tudo o que o mundo tem tentado nos forçar goela abaixo! Toda sujeira, imoralidade, toda AUSÊNCIA DE VALORES que tem entrado em nossos lar através de programas de TV, novelas, filmes, jornais, revistas… É claro que não podemos vender nossa TV e nunca mais lermos uma revista, mas precisamos tomar uma atitude, e RÁPIDO! As pessoas precisam ver algo diferente em nós, sabe porque?
“Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;”
(Mateus 5:13-14)
Fomos chamados e separados para ser sal. O sal antigamente era usado para conservar… Sem o sal as carnes apodreciam e se perdiam. Nós precisamos ser sal, precisamos CONSERVAR os valores e do reino de Deus sobre a terra! Precisamos ser luz, deixar Jesus brilhar em nós através do Espírito Santo.
Assim como o óleo não se mistura com a água, os valores do reino não se misturam com a ausência de valores do mundo. Oremos para que, com a ajuda do Espírito Santo, possamos estar cada vez mais vazios de tudo o que nos afasta de Deus e mais cheios de tudo aquilo que nos deixa mais semelhantes à Jesus.
Que Deus o abençoe!

FONTE:  http://www.verdadeirocaminho.com.br/?cat=5

Nenhum comentário:

Postar um comentário