Participante
וירא
Vayera (“aparece”)
Parasha- Genesis 18:1 á 22:24
Haftará - 2°Reis 4:1-37
Brit Hadashá - Lucas 1:26-38 & 24:36-53
Os anjos comem?
Considere isto: Genesis 18:8, “Tomou também coalhada e leite e o novilho quemandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a elesdebaixo da árvore; e eles comeram.”
Parasha- Genesis 18:1 á 22:24
Haftará - 2°Reis 4:1-37
Brit Hadashá - Lucas 1:26-38 & 24:36-53
Os anjos comem?
Considere isto: Genesis 18:8, “Tomou também coalhada e leite e o novilho quemandara preparar e pôs tudo diante deles; e permaneceu de pé junto a elesdebaixo da árvore; e eles comeram.”
Nas escrituras podemos notar que Abraão serviu a eles um banquete e eles comerame isto é claro nas escrituras. Um destes homens é claramente chamado e reconhecidocomo “Adonay.” No Hebraico, literalmente esta palavra é o tetragrama “יהוה,” queé o nome do D-us vivo.
Este “homem” – Anjo (“יהוה”) disse a Abraham que Sara daria a luz em um ano etambém o revelou o que estava preste a fazer em Sodoma e Gomorra. Este Anjo doS-nhor que detém o nome pessoal de D-us é conhecido nas literaturas cabalísticascomo a Adonay Katan, para nós o próprio Messias filho de D-us.
Genesis 18:22, “Então dois dos visitantes saíram, indo na direção de Sodoma;porém Abraão ficou ali com יהוה Adonay. ” As escrituras indicam que os doisdos três “homens” foram para Sodoma, mas porem Abraão ficou conversando comAdonay. Mais tarde, podemos ver claramente que estes dois “homens” eramrealmente anjos; mas na destruição de Sodoma, as escrituras mostram um pontoimportante.
A rebelião de Sodoma
Genesis 19:9 -11, “Eles [os homens de Sodoma], porém, disseram: Retira-tedaí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretendeser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-secontra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta. Porém oshomens [os anjos], estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta;e [os anjos] feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até aomaior, de modo que se cansaram à procura da porta.
Genesis 19:9 -11, “Eles [os homens de Sodoma], porém, disseram: Retira-tedaí. E acrescentaram: Só ele é estrangeiro, veio morar entre nós e pretendeser juiz em tudo? A ti, pois, faremos pior do que a eles. E arremessaram-secontra o homem, contra Ló, e se chegaram para arrombar a porta. Porém oshomens [os anjos], estendendo a mão, fizeram entrar Ló e fecharam a porta;e [os anjos] feriram de cegueira aos que estavam fora, desde o menor até aomaior, de modo que se cansaram à procura da porta.
Qual seria sua reação se você fosse atacado e ficasse cego? A reação natural seriarepensar sua atitude diante do seu agressor. Mas a resposta daqueles homens foiprocurar a porta ate que eles cansaram deste o mais jovem ate o mais velho.
Alguém envolvido em um ato impróprio pode frequentemente tornar-se impetuosoem suas más ações e que está completamente cego a todos os sinais de seu erro.
Aqueles que odeiam serem corrigidos ou admoestados sempre odeiamaqueles que os tentam corrigir, mesmo quando feito com amor.
Pessoas quem rejeitam a correção da Torá de D-us, sempre acabam trazendodestruição para elas mesmas e sem “salvação” acabam.
Olhe a situação de Sodoma e Gomorra revelada nas escrituras, não houve remédiopara eles. Com esta compreensão, considere as pessoas de Sodoma:
O juízo de D-us é sempre adiado até que os ‘remidos – fieis’ estejam selados. Adestruição de Sodoma por D-us foi adiada até que Ló (e sua casa) estivesse fora emsegurança.
A graça de D-us estendeu-se seu ate à cidade de Zoar por causa de Ló. Genesis19:21-22, Nos últimos dias, D-us segurará seu juízo até que os “remidos – fieis”estejam selados.
Considere -Apocalipse 7:3, Não danifiqueis nem a terra, nem o mar, nem asárvores, até selarmos na testa os servos do nosso D-us.
Isto
força uma pergunta que você deve responder para você mesmo.
Por
que D-us necessitaria selar na testa os Seus servos antes que Seu juízo caísse
sobre os habitantes da Terra. Se alguns teólogos cristãos dizem que haverá um
arrebatamento?
Destruição de Sodoma
Considere o estranho fato que ocorre em Genesis 19:24, “Então, fez Adonay יהוהchover enxofre e fogo, da parte de Adonay יהוה dos Céus, sobre Sodoma eGomorra.”
Considere o estranho fato que ocorre em Genesis 19:24, “Então, fez Adonay יהוהchover enxofre e fogo, da parte de Adonay יהוה dos Céus, sobre Sodoma eGomorra.”
No original no Hebraico, este verso mostra literalmente dois ‘Adonay יהוה’, amboschamados de “Adonay יהוה” em dois lugares diferentes, na terra e nos Céus,ao mesmo tempo. Havia uma forma corpórea física na terra e a outra em umaforma espiritual nos Céus. Podemos ver ai a Palavra de D-us – O Anjo do S-nhor, oFilho de D-us, Adonay Katan se manifestando na terra deste os primórdios em suadivindade detendo o Nome de D-us O Pai.
Lembre-se da esposa de Ló
Somente um tolo vai em direção a destruição com seus olhos abertos arealidade da destruição, e fechados para salvação de D-us.
Somente um tolo vai em direção a destruição com seus olhos abertos arealidade da destruição, e fechados para salvação de D-us.
A
esposa de Ló, era a esposa de um dos juízes da cidade (Genesis 19:1-9). D-us
enviou seus anjos para advertir Ló e sua família da destruição que estava
prestes a vir.
Ela
viu o poder de D-us quando os anjos cegaram os homens de Sodoma, e salvaram
suas filhas.
Era uma mulher que soube dos fatos, e foi dada a ela a oportunidade de agir em cimade cada um deles.
Foi dado a ela possibilidade mudar, acreditar, e ser salva da destruição completa;contudo ela “chutou o balde” para todas aquelas possibilidades, e foi destruída juntocom Sodoma.
Deixou Sodoma, mas seu coração ainda estava no passado, em Sodoma, e não nopresente na salvação de D-us.
A palavra, “olhou para trás” carregue a idéia de voltar para traz, desistir, quererviver no passado ou pressa ao passado, pessoas assim acabam como uma estatuasem movimento, não vivem o presente nem podem almejar um futuro promissor.
Ela estava com Ló que viveu com Abraão que conhecia D-us, viu os Anjos, viu opoder de D-us, viu a solução do problema. Este princípio é chamado de“Privilégio da escolha.”
Embora os Anjos os pegassem pelas mãos para tirarem da cidade e os conduziram prafora dela ate chegarem a Zoar (Genesis 19:16), ainda assim a esposa de Ló teve suaescolha.
D-us respeitou o seu livre arbítrio, sempre temos uma escolha e ela esta em nossasmãos, nem satanás ou os demônios podem tirá-la de nós. Lidaremos com nossaspróprias escolhas.(Gálatas 6:7)
Mas porque tanto ela olhava para trás (o passado)?
Qual
era a iniqüidade de Sodoma e Gomorra?
A resposta está em Ezequiel 16:49-50, Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma,tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranqüilidade teve ela e suasfilhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes efizeram abominações diante de mim; pelo que, em vendo isto, as removi dali.
Sim, embora o homossexualismo seja muito ligado a Sodoma e Gomorra, mas nãofoi o fator principal que as levou a destruição completa.
Os fatores principais foram:
*A perversão da justiça, muito sangue inocente derramado (a vitima fica semprevitimada e não vindicada).
*soberba (eram arrogantes, presunçosos)
*Muita prosperidade, mas sem nenhuma consideração com os pobres enecessitados, ou seja, não havia justiça social.
São
estes os fatores primordiais que levaram a destruição completa das cidades.
Considera o que está escrito: Disse mais o S-NHOR: Com efeito, o clamor deSodoma e Gomorra tem-se multiplicado, e o seu pecado se tem agravadomuito. Genesis 19:20.
… Sim o Clamor das vitimas da injustiça e da violência se multiplicou.
Considere: … O Messias fez uma aplicação a historia de Sodoma. Lucas 17:28-32,com o verso 32 que é o segundo verso o mais curto no Bíblia. Naquele dia, quemestiver no eirado e tiver os seus bens em casa não desça para tirá-los; e deigual modo quem estiver no campo não volte para trás. Lembrai-vos damulher de Ló.
Qual era o contexto destes versos? Esta quando Yeshua disse Zichor - Lembrem-se.Significa que nós estamos no perigo de se esquecer sempre o que devemos escolher.
A fé verdadeira em D-us prova-se com nossas ações. Um relacionamento direitocom D-us começa com o coração e sempre produz atitudes, fé não é um sentimento,fé é ação.
Que
jamais nos esquecemos da Mulher de Ló, como nos alertou o Messias.
O sacrifício de Isaque: A Akeidah.
Genesis 22:1 - 2, Depois dessas coisas, pôs D-us Abraão à prova e lhe disse:Abraão! Este lhe respondeu:(Hinêni!) Eis-me aqui! Acrescentou D-us: Tomateu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá;oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei.
No Hebraico se lê Kach NA et Binchah, significando, “Toma, POR FAVOR, seufilho.”
A palavra POR FAVOR aparece após o verbo imperativo ‘toma’. Isto mostra osignificado de um pedido sem ser uma ordem. A decisão era de Abraão querer fazerou não o pedido, a escolha era livre.
O cordeiro e o lugar
Genesis 22:8, Respondeu Abraão: D-us verá para si, meu filho, o cordeiro parao holocausto; e seguiam ambos juntos.
Genesis 22:8, Respondeu Abraão: D-us verá para si, meu filho, o cordeiro parao holocausto; e seguiam ambos juntos.
D-us verá para sí. Elohim Yir’eh lo haSêh Isto pode ser lido dentro qualquer umadas seguintes maneiras: “D-us escolherá para si mesmo um cordeiro ou que ocordeiro virá de D-us”
Genesis 22:14, E pôs Abraão por nome àquele lugar – Adonay verá – AdonayYir’eh.
Daí diz-se até ao dia de hoje: No monte do Adonay verá, (ou o Monte ondeAdonay será visto)
O nome Adonai Yir’ eh - significa O S-nhor verá e não O S-nhor proverá comomuitos pensam, e tentam fazer disto teologias da prosperidade.
O que o S-nhor verá? O S-nhor verá o cordeiro imaculado que ELE mesmoprovidenciou para si, ele vera o sacrifício de Yeshua (Jesus), ou seja, “O filho de D-us será visto deste lugar.” João 8:31 - 59 mostra o cordeiro, Yeshua (Jesus) em;“O LUGAR.” (Ha Makom) que também pode significar em D-us.
Lembre-se que Abraão disse: que D-us verá um cordeiro para si. E é o que foide fato, pois o que Abraão encontrou ali no monte Moriá após o Anjo do S-nhor teradvertido para ao tocar em Isaque foi um carneiro e não um cordeiro. TendoAbraão erguido os olhos, viu atrás de si um carneiro preso pelos chifresentre os arbustos; tomou Abraão o carneiro e o ofereceu em holocausto, emlugar de seu filho. Genesis 22:13
Obs: não existe a expressão em hebraico Jeová jiré, é uma expressão errada. Aexpressão correta é Adonay Yir’é – O S-nhor Verá
O Anjo do S-nhor
Considere Genesis 22:11 - 12 com Genesis 22:15 -17. “Mas do céu lhe bradou oAnjo do S-NHOR: Abraão! Abraão! Ele respondeu: Eis-me aqui! Então, lhedisse: Não estendas a mão sobre o rapaz e nada lhe faças; pois agora sei quetemes a D-us, porquanto não me negaste o filho, o teu único filho.“
Então, do céu bradou pela segunda vez o Anjo do S-NHOR a Abraão. e disse:Jurei, por mim mesmo, diz o S-NHOR, porquanto fizeste isso e não menegaste o teu único filho que deveras te abençoarei e certamentemultiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus e como a areia napraia do mar; a tua descendência possuirá a cidade dos seus inimigos.
Este “anjo” era capaz de jurar por si mesmo, que nenhum anjo criadopoderia, ou fazia. Era conectado intimamente com Adonay.
O Rabino Tzvi Nassi, um professor da universidade de Oxford, escreve a respeitodeste anjo: Eu percebo o anjo da redenção, que é o mesmo anjo da aliança, eque poderia Abençoar e dar a promessa. Daqui, eu considero que este anjonão é nenhum à exceção da própria Divindade, ele mesmo (Êxodo 14:19 -Êxodo 23:20).
O Anjo do S-nhor fala como O próprio D-us, identifica-se com D-us. Você encontrarámais Genesis 16:7 - 12; 21: 17-18; 22:11 - 18; Êxodo 3:2; Juízes 2:1 - 4; 5:23;6:11-24; 13:3-22; 2 Samuel 24:16; e Zacarias 1:12; 3:1; 12:8. Em diversas destasaparências, aqueles que viram o Anjo do S-nhor temeram por suas vidas porquetiveram “visto o próprio S-nhor” - isto pode ser uma alusão ao Messias (Eles viramo Messias filho de D-us.)
Eretz Moriah –
“monte” Região de Moriá
O ‘Monte’ Moriá na verdade a região de Moriá Genesis 22:2 ,que será objeto danossa meditação, marcou profundamente a vida de Abraham, nosso pai. Foi tambémna região Moriá que Jacó teve a visão da escada celestial, foi onde Salomão edificou aAdonay o majestoso templo. II Crônicas 3:1 na região de Moriá onde foi fundadaJerusalém e onde o Cordeiro de
D-us foi sacrificado pelos nossos pecados. João 1:39.
Hospitalidade
Abraão teve Hachnasat orchim (Hospitalidade) uma grande virtude dos Tzadikim(justos) por causa da hospitalidade muitos receberam anjos. Pois alguns que foramhospitaleiros receberam anjos, sem saber. Lucas 24.28-29. Nossos Sábiosrabinos do Talmud nos ensinam que o perverso fala muito e faz pouco, mas os justospouco falam e fazem muito. Note no caso de Abraão, ele disse: trarei alguns Pães.Genesis 18:5. Disse somente alguns Pães mas olha o que ele fez: correu ao gado,tomou um novilho, tenro e bom, e deu-o ao criado, que se apressou emprepará-lo. Genesis 18:7.
Abraham Avinu (Abraão nosso pai) falou pouco, mas fez muito, muito alem doesperado. Estas são as atitudes dos justos. Talmud (Bava Metzia 87a).
O Rabino Yeruchem Levovitz, da Mir Yeshiva, comentou sobre este ‘falando sobre oque você planeja fazer é negativo, é supérfluo e frequentemente contraproducente.Falar é mais fácil que fazer’. Cria expectativas.
E então, mesmo com a melhor intenção, coisas acontecem que o impedem fazer. Háprazer em falar sobre o bem que você pretende fazer, mas é um jeito barato deganhar honra e aprovação. Falar altera o foco de fazer o bem por seu próprio motivode fazer o bem por motivo de aprovação.
E há aqueles que fazem promessas grandiosas e então eles esquecem… Causandogrande angústia e dor.
Ahavah – AMOR Cujo valor numero é 13
A primeira fez que ocorre o verbo Amor – Ahavah – é em Genesis 22:2 e refere-seao amor de Abraão pelo seu filho Isaque. Para o sacrifício dele na região de Moriá aonde também aconteceu a crucificação de Yeshua (Jesus) o filho amado do D-us vivo.Uma indicação direta com João 3:16.
A palavra Amor – Ahavah vem da raiz de duas letras hebraicas hey – beit, Hav - araiz significa “dar” para o pensamento bíblico o Amor é uma atitude de “doar-se” &“dar-se” e não como no pensamento Greco-romano de um sentimento romântico,Amor não é um sentimento segundo a bíblia, mas sim uma ação, atitudes, obras. Poristo no pensamento bíblico há somente um amor, e não como no pensamento Greco –romano que a vários tais como o ‘ágape, Eros e etc’.
O Rabino contemporâneo Eliyahu Eliezer Dessler é frequentemente citado por suadefinição de amor no ponto de vista judaico como “dar sem esperar nada em troca”(Michtav me-Eliyahu, vol. 1).
A cabala judaica descreve o casamento como uma só alma em dois corpos diferentes,‘bom isto é o que deveria ser’, embora em muitos casos não o aconteça.
O Judaísmo emprega uma ampla definição de amor, tanto entre os povos como entrehomem e D-us. Quanto ao amor conjugal entre homem & mulher, este é consideradocomo um ingrediente essencial para a vida: “Ver a vida com a mulher que amo“Eclesiastes 9:9
Na tradição matrimonial judaica, no momento em que todos estivessem à mesa comoforma de evidenciar que a noiva aceitaria o casamento, ela deveria expressar pormeio de algumas atitudes seu sim: dar 7 voltas ao redor do noivo, entrelaçá-lo comfaixas, sentar-se ou deitar-se aos seus pés, eram exemplos da noiva deixar explicitoseu ‘sim’.
Na bíblia encontramos exemplos: “Minha filha, é preciso que eu te assegure aexistência tranqüila, para que sejas feliz,… lava-te, unge-te, põe tuas melhoresvestes e… (vai de encontro a Boaz, nosso parente) … prepare uma refeição paraele… Rute aproximou-se de mansinho, afastou a cobertura de seus pés e deitou-se”(Rute 3)
Ahava Hi Shir Lishnayim – ‘Amor é uma Canção Para Dois’ - o amor é umaAção
Um Rei se acha preso em meus cachos (Cantares 7:6)
Um Rei se acha preso em meus cachos (Cantares 7:6)
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