sábado, 9 de agosto de 2014

PARABOLAS - FINAL DOS TEMPOS?

A PARÁBOLA DO BOM SAMARITANO


Com o objetivo de aclarar qual será o período da volta do Senhor Jesus Cristo, vamos observar o que foi dito pelo Mestre na parábola do bom samaritano, em consonância com outros trechos da bíblia sagrada:


Lc 10: 30-35 - "E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto. E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. E d'igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e vendo-o, passou de largo. Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele, e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão; E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele; E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhes: Cuida dele; e tudo o que mais gastares eu to pagarei quando voltar."

Muitos estudiosos das escrituras já utilizaram este texto para pregar o evangelho, e desta vez, nos agarramos ao mesmo para extrair verdades sobre a volta de Jesus Cristo. Nesta parábola, o bom samaritano representa o Senhor Jesus, o homem caído representa as almas que necessitam da salvação e do cuidado da igreja, e o hospedeiro representa os servos de Jesus, que têem a obrigação de cuidar daqueles que foram tirados do mundo e inseridos na igreja.

Algo interessante, é que o bom samaritano entrega dois dinheiros ao hospedeiro para fins de pagamento pelos cuidados com o homem que tinha sido assaltado, e diz que quando voltar pagará o valor que for gasto a mais.

No livro de Mateus, no capítulo 20, na parábola sobre as diversas horas de trabalho, observamos no versículo 2, que o pai de família ajusta com os trabalhadores que um dinheiro será o pagamento por um dia de trabalho: "Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha. E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha."

Logo, fazendo um ligação desta passagem com a parábola do bom samaritano, podemos concluir que se o hospedeiro recebeu dois dinheiros, e um dinheiro é o pagamento por um dia de trabalho, então o bom samaritano voltará após o término do segundo dia.

Mas, no livro de Salmos, 90:4, temos: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou..."

Então, considerando que se o bom samaritano voltará após dois dias, e se um dia para Deus é como mil anos, então podemos concluir, que após dois mil anos da partida do Senhor Jesus Cristo, ELE VOLTARÁ, para retribuir a cada um segundo as suas obras.


A PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS

Continuando a estudar a Bíblia Sagrada com o objetivo de saber quando será o retorno de Nosso Senhor Jesus Cristo, vamos analisar nesta postagem, a parábola das 10 virgens, que encontra-se no Livro de Mateus, Capítulo 25, especificamente, dos versos 1 ao 6, que diz assim: 
"Então, o reino dos céus é semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram ao encontro do esposo. E cinco delas eram prudentes, e cinco loucas. As loucas, tomando as suas lâmpadas, não levaram azeite consigo. Mas as prudentes levaram azeite em suas vasilhas, com as suas lâmpadas. E, tardando o esposo, tosquenejaram todas, e adormeceram, mas à meia-noite, ouviu-se um clamor; aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro."

Então, pela parábola acima mencionada, o Senhor Jesus nos diz que o noivo virá á meia noite. Acontece, que para os Judeus do período de dominação romana, a noite era dividida em quatro vigílias, quais sejam:

1ª vigília - das 18:00 às 21:00 horas;

2ª vigília - das 21:00 horas às 24:00 horas;

3ª vigília - das 24:00 horas às 03:00 horas;

4ª vigília - das 03:00 horas às 06:00 horas.

No livro de Salmos, no capítulo 90, versículo 4, temos que ; "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.", o que nos leva a entender, que para Deus, mil anos são como uma vigília da noite.

Ora, se o noivo virá à meia-noite, então o mesmo virá no período entre o término da segunda vigília e o início da terceira vigília. Mas, se para Deus mil anos são como a vigília da noite, então, nosso Senhor virá entre o término do segundo milênio, e o início do terceiro milênio.

Que fantástico é estudar a Bíblia Sagrada. Só não vê quem não quer.

OSÉIAS


Continuando a estudar as escrituras sagradas, buscando pistas sobre o período da segunda vinda de Cristo, encontramos o seguinte texto em Oséias, Cap 6, vrs 1-2, que diz assim: "
Os 6:1-2 – “Vinde, e tornemos para o Senhor, porque ele despedaçou e nos sarará, fez a ferida, e a ligará. Depois de dois dias nos dará a vida: ao terceiro dia nos ressuscitará, e viveremos diante dele.”
Mas, temos que para Deus, um dia é como mil anos, conforme abaixo:
II Pe 3:8 – “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.”
Sl 90: 4 – “Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite.”
Então, poderemos concluir o nosso raciocínio afirmando que, temos mais uma pista sobre a volta do Senhor Jesus, pois se um dia para Deus é como mil anos, então ele voltará no início do terceiro dia, ou seja, início do terceiro milênio, que é justamente o período atual em que vivemos.


A PARÁBOLA DA FIGUEIRA



Continuando a meditar sobre quando acontecerá a segunda vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, passemos a analisar uma das maiores, senão a maior e mais específica evidência sobre o tempo da volta de Cristo, qual seja, a Parábola da Figueira, que se encontra no livro de Mateus, Capítulo 24, versículo 32 a 34, que diz assim:
"Aprendei pois esta parábola da figueira: Quando já os seus ramos se tornam tenros e brotam folhas, sabeis que está próximo o verão. Igualmente, quando virdes todas estas coisas, sabei que Ele está próximo às portas. Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que todas estas coisas aconteçam."
No capítulo 24 de Mateus, Jesus responde aos seus discípulos duas perguntas, quais sejam: quando ocorreria a destruição do templo e qual seria o sinal da sua vinda e do fim do mundo. Após mencionar os sinais, Jesus então diz a parábola da figueira.
As palavras chaves então, são: figueira e geração.
Realizando uma pesquisa bíblica, conclui-se que Israel é a figueira.
Quanto à geração, temos em Salmos 90:10 que diz que a duração da nossa vida é de setenta anos. Isto se confirma em Isaías 23:15, quando diz que os dias de um rei são de setenta anos."
A nação de Israel foi recriada no dia 14/05/1948. Somando-se 70 a 1948, temos o ano de 2018. Mas, considerando-se que 70 anos judaicos equivalem a aproximadamente 69 anos do calendário gregoriano, chegamos assim ao ano de 2017.
Se os cálculos estiverem corretos, tudo indica que  entre o final de 2017 e o início de 2018 seria o prazo limite para a segunda vinda de Jesus Cristo a esta Terra. No caso de a geração atual chegar aos 80 anos, como diz Samos 90:10, o prazo seria o ano de 2027.


A PARÁBOLA DO SERVO VIGILANTE

Na Parábola do Servo Vigilante, que encontra-se em Lucas 21, temos nos versículos 37 a 38, o seguinte: "Bem-aventurados aqueles servos, os quais, quando o Senhor vier, achar vigiando! Em verdade vos digo que se cingirá, e os fará assentar à mesa, e, chegando-se, os servirá. E, se vier na segunda vigília, e se vier na terceira vigília, e os achar assim, bem-aventurados são os tais servos."
Novamente, temos o Senhor Jesus nos dando informações sobre o período da sua volta. Conforme Salmos 90:4, que diz: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite."
Sabendo que a noite judaica no período em que Jesus viveu entre eles era composta de quatro vigílias: das 18:00 às 21:00 (1ª vigília), das 21:00 às 24:00 (2ª vigília), das 24:00 às 03:00 (3ª vigília) e das 03:00 às 06:00 (quarta vigília), temos assim, que conforme dito por Jesus, o Senhor dos servos virá no período entre o final da segunda vigília e o início da terceira vigília. Mas, considerando que para Deus, mil anos é como a vigília da noite, então o Senhor voltará no período compreendido entre o final do segundo milênio e o início do terceiro milênio, que é o tempo que vivemos atualmente. Amém.
Maranata! Ora vem, Senhor Jesus.

O SINAL DO PROFETA JONAS - 1ª PARTE


Mt 12:38-40

"Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respodeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra."

Sl 90:4

"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite."


COMENTÁRIO: O sinal dado por Jesus àquela geração má e adúltera foi o sinal do profeta Jonas, que se cumpriu, pois o Senhor ressuscitou no terceiro dia. Para a geração má e adúltera de hoje, o Senhor também dá o sinal do profeta Jonas, senão vejamos:

1º DIA = 1º MILÊNIO
2º DIA = 2º MILÊNIO
INÍCIO DO 3º DIA - JESUS RESSUSCITOU, logo, INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO - ELE VOLTARÁ PARA RESSUSCITAR OS MORTOS E TRANSFORMAR OS VIVOS, QUE É JUSTAMENTE O PERÍODO QUE ESTAMOS VIVENDO.



O SINAL DO PROFETA JONAS - 2ª PARTE


Na postagem passada, enfatizei a interpretação do sinal do profeta Jonas quanto ao dia. Nesta, enfatizo a questão quanto à vigília da noite, e o resultado é o mesmo. Vejamos:
Mt 12:38-40

"Então, alguns dos escribas e dos fariseus tomaram a palavra, dizendo: Mestre, quiséramos ver da tua parte algum sinal. Mas ele lhes respodeu, e disse: Uma geração má e adúltera pede um sinal, porém, não se lhe dará outro sinal senão o do profeta Jonas; pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra."
Sl 90:4

"Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite."

COMENTÁRIO: Vamos agora fazer a análise do sinal do profeta Jonas quanto à vigília da noite. No tempo de Jesus, os judeus dividiam a noite em quatro vigílias: das 6 da tarde às 9 da noite era a 1ª vigília, das 9 às 12 era a segunda vigília, das 0 horas às 3 horas era a 3ª vigília e das 3 horas às 6 horas era a quarta vigília. A bílbia diz que Jesus ressuscitou no incío do terceiro dia, logo ele ressuscitou no início da terceira vigília. Mas, segunda salmos 90:4, mil anos para Deus são como a vigília da noite, então temos:

1ª VIGÍLIA = 1º MILÊNIO
2ª VIGÍLIA = 2º MILÊNIO

INÍCIO DA 3ª VIGÍLIA - JESUS RESSUSCITOU, logo, INÍCIO DO TERCEIRO MILÊNIO - ELE VOLTARÁ PARA RESSUSCITAR OS MORTOS E ARREBATAR OS VIVOS SALVOS.


fonte: http://geracaodafigueira.blogspot.com.br/p/o-reino-do-anticristo.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário